Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja
Plano de Inovação
Em constante construção Veja mais em Rádio Digital "Santa Maria"
(Re)Pensar o Ensino, a Aprendizagem e a Avaliação
Partilhar para refletir mudança!
Inovar é descobrir e criar coisas novas. Fazê-lo juntos é marcar a diferença.
Aqui partilhamos experiências para multiplicar o saber.
1.º Webinar "Técnicas de Avaliação Formativa"
8 de fevereiro de 2022
veja ou reveja em
•Conceber a avaliação formativa como avaliação para a aprendizagem
•Estabelecer a relação entre descritores de desempenho, critérios de sucesso, avaliação formativa e feedback
•Conhecer as características do feedback eficaz
•Compreender a importância de envolver os alunos na avaliação da sua aprendizagem
•Estabelecer a relação entre a autoavaliação e o desenvolvimento de competências de autonomia na aprendizagem
•Relacionar a avaliação formativa com a disponibilização de feedback professor-alunos, alunos-professor e alunos-alunos
•Conhecer técnicas de avaliação formativa que possibilitam envolver os alunos na avaliação da sua aprendizagem
•Aplicar os conceitos abordados
Os oradores
Helena Santos Silva
Doutorou-se em 2001 na área da formação de professores e é desde 2007 professora associada do Departamento de Educação e Psicologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, onde desenvolve a sua atividade profissional no âmbito da formação inicial contínua e pós-graduada de professores. Consultora de vários projetos na área da Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino Básico e do Ensino Secundário. Formadora em cursos de pensamento crítico. É membro desde 2012 do grupo webPACT - Pensamento crítico em rede no Ensino Superior da UTAD. Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto. Os principais interesses de investigação são na aprendizagem cooperativa, avaliação formativa, pensamento crítico e comunidades de aprendizagem profissional.
Participou em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente nos projetos de Inovação Pedagógica “Pensamento Crítico em rede no Ensino Superior” financiado pela FCT e no projecto Europeu Erasmus + “Crithinkedu: Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula”. É atualmente membro do projeto internacional da OCDE-CERI “Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking Skills in Higher Education”.
José Pinto Lopes
Doutorou-se em 1998 na especialização de psicologia da educação e é desde 2004 professor associado do Departamento de Educação e Psicologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde desenvolveu a sua atividade profissional no âmbito da formação inicial contínua e pós-graduada de professores e psicólogos. Atualmente aposentado.
Consultor de vários projetos na área da Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino Básico e do Ensino Secundário. Formador em cursos de pensamento crítico. É membro desde 2012 do grupo webPACT - Pensamento crítico em rede no Ensino Superior da UTAD. Participou como investigador em vários projetos, nomeadamente no projeto de Inovação Pedagógica “Pensamento Crítico em rede no Ensino Superior” financiado pela FCT.
Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto. Os principais interesses de investigação são na aprendizagem cooperativa, avaliação formativa, pensamento crítico e comunidades de aprendizagem profissional.
Autores dos livros:
-
Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula. Um guia prático para o professor. Editora LIDEL, 2009
-
Métodos de aprendizagem cooperativa para o Jardim-de-Infância. Um guia prático para os professores e para os pais. Editora Asa, 2008
-
O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Editora LIDEL, 2009
-
50 Técnicas de Avaliação Formativa (2.ª edição atualizada e aumentada). Editora PACTOR, 2020
-
Eu, Professor, Pergunto (vol. 1). 20 respostas sobre planificação do ensino-aprendizagem, estratégias de ensino e avaliação. Editora PACTOR, 2015
-
· Eu, Professor, Pergunto (vol. 2). 18 respostas sobre necessidades e capacidades dos alunos, gestão da sala de aula e desenvolvimento profissional docente. Editora PACTOR, 2015
-
· Cooperar na sala de aula para o sucesso. Editora PACTOR, 2018
-
· Educar para o pensamento crítico na sala de aula. Editora PACTOR, 2019
-
· Pensamento crítico e criativo – 100 fichas para trabalhar na sala de aula. Editora PACTOR, 2019
-
Partilha da experiência do agrupamento da Boa Água no seu percurso para a mudança de práticas pedagógicas;
-
A desmaterialização dos manuais ao serviço da mudança de paradigma da aprendizagem e da avaliação;
-
Aplicação do projeto- piloto dos manuais digitais no AE da Boa Água.
Fátima Nave
Formação inicial:
-
Licenciatura em Professores do Ensino Básico - variante de Português e Inglês, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco
-
Mestrado em Administração Educacional no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2020)
Grupo de recrutamento: 220
Agrupamento: EBI da Boa Água - Quinta do Conde
Outras informações:
-
Leciona desde 2002, tendo tido experiência de ensino ao 1º e 2º ciclo do ensino básico, ensino de língua estrangeira a adultos. e coordenação de diretores de turma.
-
desempenhou o cargo de coordenadora de diretores de turma e, desde 2021, faz parte da equipa da direção do AE da Boa Água.
O Agrupamento de Escolas da Boa Água situa-se na freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal. Originária do loteamento clandestino de uma propriedade rústica e consequente construção de moradias, a Quinta do Conde foi elevada a freguesia em 1985 e, dez anos depois, a vila. Continua a apresentar um crescimento demográfico acelerado (31,8%, segundo os Censos 2011), tendo cerca de 8.000 habitantes em 1991, 16.500 em 2001 e 30.000 atualmente. Este deve-se prioritariamente à vinda de população proveniente de outros concelhos, a fluxos migratórios de outros países, sobretudo do Brasil, e ao aumento da natalidade. É de realçar a percentagem de população mais jovem na freguesia, superior à média nacional (19,9% entre os 0 e os 14 anos; 10,6% entre os 15 e os 24 anos).
A Quinta do Conde continua a ter características urbanísticas de baixa volumetria. O setor comercial e a prestação de serviços constituem as atividades económicas predominantes que empregam os seus habitantes, servindo também de “dormitório” aos trabalhadores que se deslocam para a capital..
in https://aeboaagua.org/ebiba/
1.º ciclo de Webinars
ano letivo 2020/21
4.º Webinar "Contextos e experiências de aprendizagem ativa"
20 de abr de 2021
Professora Rosália Ribeiro
Agrupamento de Escolas de Sabóia
Embaixadora dos Laboratórios de Aprendizagem (DGE-ERTE)
Um cenário de aprendizagem ativa pode ser qualquer espaço em que o aluno tem oportunidade de aprender.
Clique na imagem para ver